Clique nas imagens para ampliar
O banho de cádmio é utilizado para resistência e prevenção contra corrosão de peças de ferro, aço e outros metais. É aplicável em especial em peças do segmento petroquímico, visto que, na maioria das vezes estão expostas à névoa salina em plataformas de petróleo ou instalações próximas ao mar.
A água do mar é um meio corrosivo complexo, constituído de sais como, cloreto de sódio, cloreto de magnésio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio, sulfato de potássio, carbonato de cálcio e brometo de magnésio, enfim, altamente corrosivo .
PROCESSO DE ELETRODEPOSIÇÃO
Para uma satisfatória deposição do banho de cádmio, as peças devem ser submetidas a um processo de limpeza, composto de desengraxantes alcalinos e decapagem.
O banho de cádmio pode ser depositado diretamente sobre o metal sem a necessidade de camadas intermediárias, exceto sobre inóx ou alumínio e suas ligas.
O banho de cádmio deve ser aplicado após tratamento térmico ou operações mecânicas.
QUALIDADE
A camada de banho de cádmio deve ser indicada pelo cliente. Por exemplo, conforme norma ASTM B 766, pode ser 5, 8, 12 ou 25 mícrons. A espessura de camada do banho de cádmio é controlada através de equipamento pelo método magnético.
O banho de cádmio depositado deve ter aderência suficiente para passar nos testes exigidos.
PROCESSO DE DESIDROGENAÇÃO
Em peças com dureza superior à 31 HRC, durante a etapa de decapagem e processos eletrolíticos poderá ocorrer absorção de hidrogênio e fragilizar o metal.
Neste caso as peças dever ser submetidas ao processo de desidrogenação.
A desidrogenação, deve ser realizada após o banho de cádmio e antes da passivação. Este processo consiste em colocar as peças em estufa à uma determinada temperatura e tempo. A estufa deve ser calibrada conforme norma API 6A (exigência Petrobrás)
Após a aplicação do banho de cádmio a etapa subsequente é a passivação, que deve ser uma camada aderente e com resistência a abrasão.
A passivação é uma película protetora do banho de cádmio que previne a corrosão branca, isto é, a oxidação do cádmio metal.
A passivação pode ser: incolor, amarela ou verde-oliva.
HOMOLOGAÇÃO DO TRATAMENTO
Para cliente final Petrobrás é exigida também homologação do banho de cádmio, que é realizado através de ensaio de corrosão de 168 h UV + 168 h SS, conforme norma ATMS D 5894.
Para saber mais sobre Banho de cádmio
Ligue para (11) 3931-0606 ou clique aqui e entre em contato por email.