Clique nas imagens para ampliar
Aplicações do banho de zinco em parafusos
Parafusos, porcas e arruelas são os elementos de fixação por excelência e utilizados em infindáveis modos de aplicação, por suas características estão quase sempre expostos aos elementos e portanto sujeitos à corrosão vermelha.
O banho de zinco em parafusos é o mais eficaz tratamento para evitar a corrosão vermelha pois ele previne a oxidação do aço em que é fabricado.
Como em qualquer revestimento de zinco ou zincagem o banho de zinco em parafusos, é aplicado por eletrodeposição, criando uma camada fina de zinco que não atrapalhe a sua fixação, nem eleve muito o custo de prodeção. O banho de zinco em parafusos é a proteção, economicamente falando, mais viável no mercado.
A forma mais comum de banho de zinco em parafusos é o uso de tambores rotativos que são imersos em tanques durante os processos de limpeza, zincagem e pós tratamento.
O banho de zinco em parafusos pode ser realizado pelo processo parado. Nesse caso as peças são colocadas em gancheiras desenvolvidas especificamente para cada tipo de parafuso, arruela, ou porca, mas só é indicado quando o tipo da peça for de grande dimensões.
No banho de zinco em parafusos é mais comum ser usado o sistema rotativo, porque parafusos pequenos é o mais consumido pelo mercado, mas existem parafusos e arruelas com peso de até dois KG usados na construção civil pesada, na montagem de plataformas e outros, como já foi dito, o processo em tambores rotativos que passam pelo banho, é destinado às peças pequenas tais como porcas e parafusos.
A sequência operacional do processo é única para todos os revestimentos de zinco, ela consiste em pré-tratamento, eletrodeposição e pós-tratamento.
No banho de zinco em parafusos o inicio é o pré-tratamento nessa etapa as peças são colocadas, por um período pré-determinado para que não se degradem, em desengraxantes e decapantes, o objetivo do pré-tramento é o de eliminar impurezas ou qualquer sujidade da superfície da peça.
O desengraxante no processo de banho de zinco em parafusos é composto de produtos alcalinos dissolvidos em água e elevados a altas temperaturas. Esse procedimento faz com que se elimine da peça óleos minerais, óleos graxos, óleos de laminação, estampagem, repuxamento e trefilação.
A base da decapagem é o ácido e serve, principalmente, para eliminar óxidos e produtos de corrosão, provenientes de tratamento térmico ou a própria oxidação por falta de proteção do material durante a estocagem. O tempo de duração desta etapa também é meticulosamente programado para que não haja degradação da peça.
Depois de completamente limpos começa a fase da eletrodeposição própriamente dita, o revestimento de zinco ocorre em meio à um eletrólito formado por zinco, soda cáustica e aditivos orgânicos, sendo utilizada uma aplicação de corrente elétrica através de um retificador de corrente aonde a corrente alternada passa para corrente contínua.
Após o revestimento de zinco as peças passam pela terceira etapa que é a passivação, nessa etapa forma-se uma película protetora do zinco que protege contra a corrosão branca aumentando assim a resistência à corrosão da peça, pode ser feita das seguintes maneiras, branca ou incolor trivalente, amarela trivalente ou hexavalente, preta ou verde Oliva.
Para saber mais sobre Banho de zinco em parafusos
Ligue para (11) 3931-0606 ou clique aqui e entre em contato por email.